Fortaleza tem mais de mil candidatos para cargo de agente de cidadania; saiba o que é
Ao todo, 1.166 candidatos estão concorrendo ao pleito. As eleições contaram com o apoio do técnico do Tribunal Regional Eleitoral (TRE)
Entre os dias 19 de maio e 3 de junho, os fortalezenses poderão escolher seus novos Agentes de Cidadania e Controle Social (ACCS). Ao todo, 1.166 candidatos estão concorrendo ao pleito, dos quais somente 487 serão escolhidos para representar a população no biênio 2025/2026.
LEIA TAMBÉM| Praça Bárbara de Alencar a por requalificação, obra deve ser entregue ainda este semestre
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A votação acontece em 77 locais, distribuídos pelas 12 regionais da Cidade e contará com o apoio do técnico do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
O que são os Agentes de Cidadania e Controle Social
Os Agentes de Cidadania e Controle Social são representantes da sociedade civil eleitos para atuar como ponte entre o poder público e a comunidade à qual pertencem. Funcionam como uma espécie de mediadores populares, levando as demandas da população à Prefeitura e contribuindo para melhorias nas regiões onde vivem.
O secretário municipal de Relações Comunitárias, André Barbosa, reforça que essa função se alinha ao compromisso do prefeito Evandro Leitão (PT) de promover uma gestão participativa e próxima da população.
“Nada melhor do que essas pessoas, que já realizam esse trabalho junto às comunidades, ouvindo suas demandas, seus anseios e vivenciando de perto as dificuldades que elas enfrentam”, afirma.
Ele também destaca que, muitas vezes, os políticos eleitos “se aquartelam em suas salas” e perdem a conexão com as reais necessidades das comunidades, não sabendo “como e onde aplicar os recursos para trazer benefícios [a população]”. Nesse contexto, os agentes tornam-se um elo direto entre a população e a istração pública.
Leia mais
O que considerar na escolha do candidato
Na hora de votar, a Prefeitura afirma que o eleitor deve considerar o histórico de atuação do candidato na comunidade: se realiza trabalhos voluntários, se já resolve demandas locais e se demonstra compromisso com o bem-estar coletivo. O escolhido representará a população durante dois anos.
Detalhes da eleição
O processo de votação segue até o dia 3 de junho, com uma regional votando por dia. O eleitor pode votar no dia e no local que preferir, desde que apresente documento com foto, título de eleitor ou F.
As urnas eletrônicas utilizadas são as mesmas dos pleitos oficiais, com apoio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o que garante lisura, segurança e transparência ao processo. Para preservar a equidade entre os candidatos, as urnas são recolhidas diariamente e armazenadas sob segurança até o encerramento da eleição, quando a apuração será feita de forma unificada.
Acompanhamento e formação dos agentes
De acordo com a Prefeitura, está sendo desenvolvida uma política de formação continuada, com apoio da Universidade Federal do Ceará (UFC), Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (IMPARH), entre outras instituições. A ideia é oferecer capacitação sobre temas como orçamento público, legislação e ferramentas de participação popular.
Além disso, deverá ser implementado um modelo padrão de relatório para que cada agente registre suas ações e intervenções. Fóruns e encontros por território também farão parte da estratégia de acompanhamento.
Confira os Locais de votação
- Regional 1
- Regional 2
- Regional 3
- Regional 4
- Regional 5
- Regional 6
- Regional 7
- Regional 8
- Regional 9
- Regional 10
- Regional 11
- Regional 12