SeeWay: a inteligência cearense que transforma dados públicos em dinheiro para os municípios
Startup do Vale do Jaguaribe usa inteligência artificial e cruzamento de dados para aumentar arrecadação e eficiência na gestão pública – e já ajuda cidades a corrigirem distorções milionárias.
Em um cenário onde prefeituras enfrentam orçamentos apertados e arrecadação insuficiente, uma startup nascida em Limoeiro do Norte, no coração do Vale do Jaguaribe, está virando o jogo com tecnologia e estratégia.
A SeeWay, fundada por Jarbas Vidal, nasceu com o objetivo de aumentar a arrecadação e a eficiência da máquina pública a partir do que os municípios já possuem – os seus próprios dados.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
“A SeeWay nasceu da necessidade de ajudar os municípios a tornarem a arrecadação da Contribuição de Iluminação Pública (CIP) mais eficiente e autossustentável”, explica Jarbas.
A startup criou o Panopty, um sistema que aplica business intelligence e machine learning para identificar falhas, oportunidades e ineficiências em áreas como iluminação pública, saúde, arrecadação tributária e rees federais.
“A gente identifica falhas no processo, encontra oportunidades de arrecadação, bem como falhas num projeto de lei mal formatado que gera baixa arrecadação e encontra pontos que podem ter alta arrecadação”, o empreendedor esclarece.
Distorções corrigidas
O impacto da SeeWay vai além da teoria. Jarbas cita casos emblemáticos de distorções corrigidas, como produtores de camarão que consomem 70 mil kWh por mês e são classificados como rurais, escapando da contribuição adequada para a iluminação pública.
“Às vezes, existem produtores que não pagam e têm unidades rurais que pagam, com custo bem menor”, explicita.
A tecnologia também detecta empresas com comportamento fiscal incoerente com sua categoria de cobrança, além de falhas em rees por servidores cedidos e indicadores de saúde subnotificados, o que pode afetar o envio de verbas federais.
“Isso ocorre também dentro do processo empresarial de CNPJs; o monitoramento de pagamento das notas fiscais para ver se a empresa está enquadrada dentro daqueles percentuais de cobrança”, explica Jarbas.
Visão de futuro: escalar e impactar
Agora, a SeeWay prepara o terreno para uma nova fase. O plano é ampliar a base de municípios atendidos, consolidar os processos comerciais e escalar a operação do Panopty.
“Estamos prontos para transformar dados públicos em resultados concretos em mais regiões”, garante Jarbas Vidal.
Com os olhos atentos às necessidades dos gestores e os algoritmos treinados para revelar o invisível, a startup cearense é prova de que a inteligência de dados pode – e deve – ser usada para melhorar a vida das pessoas, a começar pela gestão pública.
Programa de aceleração do projeto Ceará Mais Digital
A SeeWay é uma das startups selecionadas para o programa de aceleração do projeto Ceará Mais Digital. O programa é uma iniciativa da Fundação Demócrito Rocha (FDR) com correalização da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGP/CE) e da Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará (Seplag/CE) e apoio da Casa Azul Ventures.
A iniciativa une inovação, capacitação e espírito empreendedor a partir da realização, na modalidade de Ensino a Distância (EaD), do curso de extensão “Gestão Fiscal Interfederativa” e a veiculação de lives e matérias sobre política fiscal, reforma tributária, transparência e controle de gastos públicos, entre outros temas.
O objetivo vai além de capacitar indivíduos, também fortalecendo as bases para um desenvolvimento sustentável e inclusivo no Ceará. As inscrições para a segunda turma do curso, que é gratuito, já estão abertas.
Ao vivo
Quer conhecer de perto as soluções disruptivas que estão moldando o futuro da gestão pública? O Seminário “Transformação Digital e Governança Interfederativa” é a ocasião ideal.
As startups participantes do Programa de Aceleração Ceará Mais Digital vão realizar apresentações (pitches) durante o evento, programado para o próximo dia 2 de junho, a partir das 8h, no Hotel Gran Marquise, em Fortaleza.
Confira as startups participantes:
4education
Acqualog
Atena Health
Georg.ia
Gestão Inteligente de Resíduos
IA.I Solutions
Sala do Empreendedor Online
SeeWay
Sued-Ficha Técnica
Além das startups, o Seminário vai reunir gestores públicos estaduais e municipais e os principais agentes do ecossistema de inovação do Ceará. O evento é gratuito e terá formato híbrido, sendo transmitido de forma simultânea, em sala fechada do Zoom, para as pessoas que não moram em Fortaleza.
Conheça a programação completa e inscreva-se gratuitamente no Seminário Transformação Digital clicando aqui.
SeeWay
Site: www.seewaysoftware.com.br
Instagram: @seeway.software
WhatsApp: (88) 99958-4035
