Startup cearense quer revolucionar a gestão pública com inteligência artificial generativa
Georg.IA aposta na IA para transformar a istração orçamentária e financeira de órgãos públicos. Solução deve impactar principalmente municípios pequenos
Facilitar o o, a leitura e a análise de dados orçamentários e financeiros no setor público. Esse é o objetivo da Georg.IA, uma das startups selecionadas para o programa de aceleração do Ceará Mais Digital, realizado pela Fundação Demócrito Rocha (FDR) com o Governo do Ceará.
Fundada por Luiz Alexandre e duas sócias com ampla experiência em órgãos públicos, a iniciativa nasce da percepção de uma lacuna no mercado: a ausência de soluções que combinem inteligência artificial generativa e gestão pública.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
"A Georg.IA é uma startup que surgiu em 2025, muito inspirada no avanço da inteligência artificial para resolver um problema latente do setor público: a gestão orçamentária e financeira", explica Luiz. “Conversando e trocando ideias, percebemos que ainda não existia uma ferramenta ou solução voltada para facilitar o dia a dia de órgãos públicos como prefeituras, secretarias e até ministérios.”
A proposta da Georg.IA é clara: usar a IA generativa para organizar dados, facilitar sua exploração e oferecer insights inteligentes que ajudem gestores públicos a tomarem decisões mais ágeis e embasadas. A solução se conecta aos bancos de dados dos próprios órgãos e cruza as informações com fontes públicas, como as do Tesouro Nacional e do Banco Central.
“Um exemplo prático: nós três (sócios) trabalhávamos em órgão público e, frequentemente, recebíamos demandas para elaborar relatórios sobre a situação financeira de áreas como a educação. Isso podia levar duas ou três semanas. Com a Georg.IA, o gestor pode simplesmente perguntar à ferramenta, e em poucos minutos ele já tem um relatório pronto, com dados, análises e sugestões de ações”, esclarece Luiz Alexandre.
Além de automatizar tarefas, a ferramenta tem o potencial de democratizar o uso de dados complexos. “Nossa proposta é oferecer algo que também funcione em contextos onde não há tanto pessoal qualificado ou disponível”, diz Luiz. A tecnologia pode ser especialmente útil em municípios de pequeno e médio porte, onde as equipes de gestão são reduzidas e a sobrecarga de trabalho é comum.
A startup ainda está na fase de desenvolvimento do produto, com previsão de lançar em breve uma versão de demonstração online. A ideia é disponibilizar um site com dados públicos para que gestores possam testar a ferramenta antes da contratação. Enquanto isso, Luiz segue na programação e suas sócias cuidam da estruturação das bases de dados e do contato com os primeiros usuários.
Segundo Luiz, a expectativa é que, ao fim do programa, a startup esteja pronta para o mercado, com um produto validado e adaptado às reais necessidades do setor público.
Programa de aceleração do projeto Ceará Mais Digital
A Georg.IA é uma das startups selecionadas para o programa de aceleração do projeto Ceará Mais Digital. O programa é uma iniciativa da Fundação Demócrito Rocha (FDR) com correalização da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGP/CE) e da Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará (Seplag/CE) e apoio da Casa Azul Ventures.
A iniciativa une inovação, capacitação e espírito empreendedor a partir da realização, na modalidade de Ensino a Distância (EaD), do curso de extensão “Gestão Fiscal Interfederativa” e a veiculação de lives e matérias sobre política fiscal, reforma tributária, transparência e controle de gastos públicos, entre outros temas.
O objetivo vai além de capacitar indivíduos, também fortalecendo as bases para um desenvolvimento sustentável e inclusivo no Ceará. As inscrições para a segunda turma do curso, que é gratuito, já estão abertas.
“A participação no Ceará Mais Digital foi decisiva para a concretização do projeto. “Nós três somos (profissionais) do Estado e já trabalhamos, inclusive, na Seplag (Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará). Tínhamos essa ideia, mas não tínhamos capital nem incentivo para colocá-la no papel. O programa surgiu como uma oportunidade, não só por conta do prêmio, mas principalmente pelo processo de orientação, workshops e mentorias que ajudam a amadurecer a ideia.”
Ao vivo
Quer conhecer de perto as soluções disruptivas que estão moldando o futuro da gestão pública? O Seminário “Transformação Digital e Governança Interfederativa” é a ocasião ideal.
As startups participantes do Programa de Aceleração Ceará Mais Digital vão realizar apresentações (pitches) durante o evento, programado para o próximo dia 2 de junho, a partir das 8h, no Hotel Gran Marquise, em Fortaleza.
Confira as startups participantes:
4education
Acqualog
Atena Health
Georg.ia
Gestão Inteligente de Resíduos
IA.I Solutions
Sala do Empreendedor Online
SeeWay
Sued-Ficha Técnica
Além das startups, o Seminário vai reunir gestores públicos estaduais e municipais e os principais agentes do ecossistema de inovação do Ceará. O evento é gratuito e terá formato híbrido, sendo transmitido de forma simultânea, em sala fechada do Zoom, para as pessoas que não moram em Fortaleza.
Conheça a programação completa e inscreva-se gratuitamente no Seminário Transformação Digital clicando aqui.
Georg.IA
E-mail: [email protected]
