Animação do Ceará disputa prêmio em festival internacional de cinema
A animação "Glória & Liberdade", coprodução entre Ceará e Pernambuco, foi selecionada para a disputa da 14ª edição do festival Olhar de Cinema, em Curitiba (PR)
Um longa-metragem de animação representará o Ceará no Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba, importante evento do circuito audiovisual brasileiro. Intitulado “Glória & Liberdade”, o trabalho é o único filme cearense e também a única animação da categoria "Competitiva Brasileira - Longas". O festival é realizado entre 11 e 19 de junho na capital paranaense.
A obra é dirigida por Letícia Simões, baiana radicada em Pernambuco e roteirista de séries como “Cangaço Novo” e “Maria Bonita e o Cangaço”. O cearense Maurício Macêdo, da série “Meninas do Benfica” e dos longas “Motel Destino” e “Greta”, assina a produção.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A história une ficção científica, narrativa documental e referências à cultura popular brasileira, especialmente das regiões Norte e Nordeste. Ambientada em 2050, a animação mostra um Brasil que não existe mais e está fragmentado.
Azul, uma jovem documentarista da República da Bahia, percorre os territórios do extinto Norte e Nordeste em busca de respostas sobre o colapso do que um dia foi uma nação unida. Entretanto, ao fim dessa jornada histórica, é na própria casa que ela encontrará sua revolução mais profunda.
“Glória & Liberdade”: Uma coprodução Ceará-Pernambuco
O longa-metragem é uma coprodução entre Ceará e Pernambuco e realizada pela Moçambique Audiovisual (CE), de Maurício Macêdo, em parceria com a Poema Tropical (PE), de Letícia Simões.
Leia mais
Produtora cearense de animação, a Zonzo Studio foi responsável pela equipe de animação do trabalho. Para a obra, houve incentivo da Agência Nacional do Cinema (Ancine), do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).
“Glória & Liberdade”: Brasil costurado por revoltas populares
Em “Glória & Liberdade”, revoltas populares do século XIX como Cabanagem, Balaiada, Praieira e Sabinada reinventam um Brasil de 2050. O filme é costurado como uma viagem em quatro capítulos, cada um com sua própria estética e construído segundo linguagens, memórias e culturas dos territórios imaginados.

A protagonista Azul é interpretada pela atriz Larissa Góes, de séries como “Cine Holliúdy” e “Meninas do Benfica”. Ela viaja pelo Norte e Nordeste para investigar o colapso da unidade brasileira.
Ao entrevistar líderes, camponeses, pajés e hackers, ela explora revolução e identidade. Em casa, enfrenta uma insurreição que desafia suas certezas sobre história e luta.
Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba
- Quando: 11 a 19 de junho
- Onde: Curitiba (PR)
- Mais informações: olhardecinema.com.br