Benedito Ruy Barbosa, aos 94 anos, é internado na UTI em São Paulo
O autor de Pantanal e Renascer já precisava de cuidados integrais devido ao Alzheimer, o que tornou a situação clínica mais delicada
Benedito Ruy Barbosa está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Associação Beneficente Síria – Hospital do Coração (Hcor), em São Paulo. A internação ocorreu após um agravamento de seu quadro de saúde, relacionado a problemas renais e à doença de Alzheimer.
O dramaturgo de 94 anos teria sido levado ao hospital por familiares após apresentar confusão mental e remover a sonda urinária que utilizava em casa, segundo informações da coluna de Fábia Oliveira, do Metrópoles.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Estado de saúde de Benedito Ruy Barbosa
Os sintomas causados pelo Alzheimer tornaram a situação clínica mais delicada. Uma infecção urinária foi diagnosticada pelos médicos após Benedito ter removido, por conta própria, a sonda que utilizava para urinar.
O episódio teria sido motivado pela desorientação causada pelo Alzheimer. A internação em UTI foi recomendada para garantir o monitoramento integral.
LEIA MAIS | Morre Sebastião Salgado, o fotógrafo que retratou o Brasil para o mundo
Benedito Ruy Barbosa: mudança para São Paulo e cuidados
Desde o início do ano, Benedito Ruy Barbosa deixou o sítio onde vivia em Sorocaba, no interior de São Paulo, para morar na capital com apoio da família.
Segundo sua neta, a atriz Paula Barbosa, a mudança foi necessária porque o autor ou a precisar de assistência integral.
“Ele é teimoso, se dependesse dele, ele continuaria morando lá”, contou Paula em entrevista ao jornal O Globo em janeiro deste ano.
Quem é Benedito Ruy Barbosa?
Benedito Ruy Barbosa é autor de grandes sucessos da televisão brasileira, como Pantanal (1990), Renascer (1993), O Rei do Gado (1996) e Terra Nostra (1999). Aposentado desde 2014, ele segue como referência no universo das novelas.
Nos últimos anos, suas obras voltaram ao horário nobre da Globo em novas versões: o remake de Pantanal foi ao ar em 2022, seguido por Renascer em 2024. Ambas as adaptações foram escritas por Bruno Luperi, neto do autor.