Papa Leão XIV já visitou o Brasil pelo menos quatro vezes; veja como foi
O novo santo padre já visitou o Brasil diversas vezes e estava com outra viagem programada ao País antes do conclave; saiba mais
O novo papa Leão XIV, anteriormente conhecido como cardeal Robert Francis Prevost, já visitou o Brasil diversas vezes antes de ser eleito pontífice. Uma de suas agens mais marcantes aconteceu em 2012, em Belo Horizonte, Minas Gerais.
Sua relação com o País começou muito antes da nomeação para o comando da Igreja Católica, especialmente durante seu período como superior-geral da Ordem de Santo Agostinho.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Apesar de americano, ele tem forte ligação com a América Latina e também estava com outra viagem programada ao Brasil antes de ser convocado para o conclave.
Papa Leão XIV: primeiras agens pelo Brasil
A primeira visita do papa ao Brasil aconteceu em 2004, quando ainda era padre geral da Ordem de Santo Agostinho. Na ocasião, ele participou da celebração do aniversário de 70 anos do Colégio Santo Agostinho, em Belo Horizonte.
Outra visita marcante foi em 2008, quando Prevost esteve em Campinas, no interior de São Paulo, também exercendo o cargo de superior-geral da ordem agostiniana. Durante a agem pela cidade, ele celebrou uma missa na Paróquia Santo Antônio, no bairro Ponte Preta.
A visita, que ou despercebida por muitos na época, voltou à tona após o conclave graças a registros fotográficos compartilhados nas redes sociais da arquidiocese.
LEIA TAMBÉM | Papa Leão XIV pede paz e lembra Francisco: “ajudem a construir pontes”
Papa Leão XIV fez visitas pastorais em 2012
Em dezembro de 2012, Robert Prevost esteve em Belo Horizonte em uma visita pastoral. Esteve presente na Fraternidade Agostiniana do Barreiro, na Paróquia Cristo Redentor, no Colégio Santo Agostinho e na Paróquia Nossa Senhora da Consolação e Correia.
Ainda em 2012, o norte-americano celebrou uma missa na Paróquia São Carlos Borromeu, em São Paulo. O registro foi compartilhado pela igreja nas redes sociais.
Até 2013, enquanto ocupava o cargo de superior-geral da Ordem de Santo Agostinho, o líder religioso realizou outras visitas ao Brasil. Ele acompanhava os jovens da ordem, especialmente aqueles que vinham estudar no noviciado localizado em Bragança Paulista (SP).
Participação em eventos da Pré-Jornada Mundial da Juventude
Em julho de 2013, Prevost esteve no Colégio Agostiniano Mendel, em São Paulo, como parte da programação oficial da Pré-Jornada Mundial da Juventude (Pré-JMJ).
O evento contou com a presença do papa Francisco. Durante essa visita, cerca de 600 jovens de vários países se reuniram para atividades preparatórias.
Papa Leão XIV tinha viagem recente ao Brasil programada
Conforme a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o então cardeal tinha uma viagem marcada para o Brasil pouco antes do conclave que o elegeria papa Leão XIV.
A visita não chegou a acontecer devido à convocação para o processo de escolha do novo pontífice.
LEIA TAMBÉM | Presidente da CNBB diz que desafio do novo papa será pregar numa 'sociedade marcada pelo medo'
Papa Leão XIV: carinho pelo Brasil
O secretário-geral da CNBB, Dom Ricardo Hoepers, afirmou em coletiva de imprensa nesta quinta-feira, 8, que o papa Leão XIV tem um carinho pelo Brasil.
“Ele tem um carinho pelo Brasil, um amor muito grande pelo Brasil. Tivemos, de todos os dicastérios que a presidência visitou, o dicastério, a conversa com o então cardeal Prevost, agora Papa Leão XIV, foi o lugar que nós ficamos por mais tempo conversando”, disse Dom Ricardo Hoepers.