Com o fim do conclave, igreja volta a citar o nome do papa nas orações eucarísticas
Sem citar a numeração, os presbíteros já podem falar o nome de Leão nas orações eucarísticas
No início da tarde desta quinta-feira, 8, o mundo conheceu o novo papa que regerá a igreja católica. Adotando o nome de Leão XIV, o cardeal Robert Francis Prevost é o primeiro norte-americano e peruano a assumir o comando da igreja católica e foi recebido com aplausos e celebrações de quem estava na praça São Pedro e dos fiéis espalhados pelo mundo.
E com esta nova eleição, o nome do pontífice volta a ser citado na oração eucarística rezada nas missas. Em um post nas mídias sociais da Arquidiocese de Fortaleza, o padre Rafhael Maciel, mestre de cerimônias litúrgicas explicou como o nome do papa será dito nas celebrações eucarísticas.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
“Com a morte do papa Francisco, nós estávamos omitindo o nome do papa nas orações eucarísticas como um memento pela igreja. A partir de agora nós já podemos rezar pelo novo santo padre na oração eucarística”, explicou.
Leia mais
A partir da eleição do novo pontífice e o fim da “Sede vancante”, a oração eucarística será rezada da seguinte forma: “Lembrai-vos, ó Pai, da vossa igreja, que se faz presente pelo mundo inteiro. Que ela cresça na caridade com o papa Leão”.
O presbítero diz ainda que não se diz a numeração do papa, apenas o nome que ele escolheu. “Portanto, a partir de agora já podemos rezar pelo papa Leão XIV dentro das nossas orações eucarísticas”, completou.