Pecém tem melhor quadrimestre da história em movimentação de contêineres
De janeiro a março de 2025, o porto cearense cresceu 37% neste tipo de carga. No geral, o terminal também bateu recorde histórico ao atingir a expansão de 12,4%
O Porto do Pecém teve o melhor quadrimestre da história em 2025 na movimentação de contêineres, quando movimentou 220.376 TEUs (unidade equivalente a 20 pés). O volume representou uma expansão de 37% sobre igual período de 2024.
A movimentação de cargas gerais do terminal cresceu 12,4% entre janeiro e abril, segundo informou a Cipp SA, a do Complexo do Pecém. Foram 6.667.470 toneladas nos primeiros quatro meses de 2025, o que representou também um recorde histórico para o período.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Max Quintino, presidente do Complexo, apontou a nova rota que conecta o Ceará à China e teve início no começo de abril como um dos motivos do recorde atingido no fim do mês ado. Ao ser anunciada, a expectativa era de que o navio semanal entre os dois destinos aumentasse as movimentações em 10%.
Tancagem e longo curso crescem
O Pecém detalhou ainda o balanço por cabotagem (rotas entre portos brasileiros) e navegação de longo curso (na qual são feitos os processos de importação e exportação) no quadrimestre.
A cabotagem teve expansão de 12% em relação a 2024, com 4.198.315 toneladas movimentadas.
Os principais produtos desembarcados na tancagem foram:
- minérios
- cereais
- combustíveis minerais
- ferro fundido
Os principais embarques na tancagem foram:
- sal
- ferro fundido
- plásticos
- combustíveis minerais
Na navegação de longo curso, o aumento sobre o ano ado foi de 14%.
Os destaques no longo curso foram para:
- combustíveis minerais
- ferro fundido
- máquinas
- plásticos
Os destaques no embarque no longo curso foram
- ferro fundido
- minérios
- sal
- frutas
Ritmo forte com tancagem e Transnordestina
"Nossa meta é manter esse ritmo até o fim de 2025 e aumentar ainda mais nos próximos anos com os novos projetos que estão chegando, como o Terminal de Tancagem e a Transnordestina, por exemplo", destaca Quintino.
A ferrovia mencionada pelo presidente do Complexo do Pecém deve ter os impactos observados ainda este ano, segundo projeção já divulgada pela TLSA - empresa que constrói e deve istrar o empreendimento.
Leia mais
Já o parque de armazenamento de combustíveis teve a pedra fundamental lançada em fevereiro deste ano, quando os investimentos da ordem de R$ 430 milhões previstos pelo grupo pernambucano Dislub Equador tiveram início.
Mas a movimentação, o armazenamento e a expedição de graneis líquidos, exclusivamente petróleo, combustíveis derivados de petróleo, biocombustíveis, BTX e alcatrão deve começar em 2027.
Negociação de nova rota para minérios em curso
André Magalhães, diretor comercial do Complexo do Pecém, acrescenta que negocia a exportação de novos produtos, com foco na área mineral.
“Queremos introduzir uma nova rota regular para esse mercado, que está em estudo. Essas iniciativas reforçam nossa estratégia de expansão e diversificação das operações do terminal, consolidando o Pecém como um Hub logístico de referência no Nordeste”, completa.
Hoje, blocos de rochas ornamentais extraídas do interior cearense são enviadas para o exterior via Pecém, em rotas que envolvem, principalmente, Estados Unidos, Itália e China.
O setor de Logística no Pecém | Raio X
Mais notícias de Economia
Confira os assuntos econômicos no Ceará, no Brasil e no Mundo
Acompanhe mais notícias de Economia no Linkedin do O POVO
Siga o canal de Economia no WhatsApp para ficar bem informado
Veja dicas rápidas sobre Educação Financeira no Dei Valor