Estudantes de Horizonte denunciam dificuldades com transporte universitário intermunicipal
Alunos afirmam que há superlotação e reclamam da exigência da carteirinha, que ainda não estaria disponível para todos. Prefeitura afirma que documento já pode ser retirado e que fará licitação para ampliar atendimento
Os estudantes universitários de Horizonte, município na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), denunciam superlotação no transporte que os levam para aulas na Capital. Segundo relatos, alunos têm sido impedidos de embarcar nos coletivos.
LEIA TAMBÉM | Sem regularização, mais de 131 mil eleitores terão títulos cancelados no Ceará
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A Prefeitura de Horizonte disponibiliza, por meio da Secretaria Municipal de Educação, veículos de transporte escolar para estudantes universitários e de cursos técnicos que residem no Município e estudam em Fortaleza. A iniciativa é gratuita, conforme a Lei Municipal n° 1.076.
Atualmente, são 13 rotas para os alunos de diversas instituições. Os trajetos são sempre entre Horizonte e Fortaleza. Segundo os alunos, a quantidade de veículos ficou insuficiente para a demanda diária.
De acordo com Ravi Nobre, 22, estudante de História da Universidade Federal do Ceará (UFC), a superlotação tem piorado nas últimas semanas.
"Há cerca de três semanas, alunos começaram a ser impedidos de embarcar devido à lotação. Embora fosse comum haver ageiros em pé, ou-se a exigir que descessem, sem qualquer realocação em outros ônibus. Os estudantes ficaram por conta própria", disse.
O jovem relatou que os bloqueios de alunos têm ocorrido com cada vez mais frequência e relembra momento em que mais de 10 alunos foram impedidos de embarcar e tiveram de ir atrás de outros meios de transporte para assistir às aulas.
Segundo Ravi, a situação foi reportada para a Coordenação de Transporte da Prefeitura e, após insistência, a Prefeitura teria justificado que os casos seriam por falta da carteirinha estudantil, utilizada para fazer o controle.
Exigência da carteirinha
Alguns alunos, entretanto, afirmam que ainda não conseguiram receber o documento de 2025.
"Na prática, estamos há mais de um ano e meio com carteirinhas vencidas, sem qualquer retorno da coordenação. Enquanto isso, estudantes continuam sendo deixados nas paradas. Eu mesmo perdi uma aula", completou Ravi.
Após recorrentes reclamações no grupo de WhatsApp das rotas, ele e outros 50 alunos foram excluídos, impossibilitando o contato com os responsáveis.
Camila Moura, 23, estudante de Processos Gerenciais na Uninassau, conta que alguns alunos foram barrados por falta da carteirinha, mesmo com a demora na entrega do documento.
"É algo muito chato que tá acontecendo. É um desrespeito com os alunos. Enfim, são coisas que vem acontecendo já de muito tempo [...] Não dá mais. Tá muito cansativo. Tá muito difícil", completou.
Prefeitura de Horizonte
A Prefeitura de Horizonte disse, por meio de nota, que trabalha para regularizar a situação. O órgão informou que as carteirinhas já se encontram disponíveis para retirada no setor de transporte, reafirmando o compromisso com os universitários horizontinos.
A nota diz ainda que a Prefeitura continua garantindo transporte gratuito "embora não seja uma obrigação legal", e que todo o processo é validado através do cadastro.
"A Prefeitura reforça que a empresa contratada cumpre as normas da Resolução CONTRAN nº 508/2014 e da Resolução ANTT nº 6.033/2023, que proíbem o transporte de ageiros em pé em veículos de transporte público rodoviário, priorizando, assim, a segurança e o conforto dos estudantes".
O Município informou ainda que recentemente realizou uma nova licitação para ampliar o atendimento: "A gestão municipal realizou recentemente uma nova licitação, ampliando os investimentos no transporte universitário, com foco em oferecer mais qualidade, segurança e comodidade aos estudantes".
"Por fim, reforçamos que a gestão mantém total compromisso com a educação e segue empenhada em assegurar que os universitários horizontinos tenham as condições necessárias para seguirem firmes em seus estudos e formação profissional", conclui a nota.
Veja as rotas disponíveis entre Horizonte e Fortaleza
01U - Av. Treze de Maio/ Itaperi
01B/U - Av. Borges de Melo/Av. Luciano Carneiro/UFC (Pici)
02U - Av. Treze de Maio/ Centro
03U - Av. Treze de Maio/ Itaperi
03B/U - Av. Treze de Maio/ UFC Pici
04U - Av. Aguanambi/Centro
05U - Av. Treze de Maio/UFC Pici
06U - Edson Queiroz/Cocó/Meireles/Dunas
07U - Itaperi/Paranguaba
08U - Av. Aguanambi
09U - Messejana
10U - Edson Queiroz/Cocó/Meireles/Dunas
11U - Redenção/Acarape