Wagner Moura celebra vitória em Cannes e exalta Brasil: ‘país da arte’

Wagner Moura celebra vitória em Cannes e exalta Brasil: ‘país da arte’

De Londres, o ator Wagner Moura se pronunciou por vídeo, celebrando o prêmio inédito de Melhor Ator em Cannes pelo seu papel em "O Agente Secreto"

A ausência de Wagner Moura foi sentida neste sábado, 24, no Festival de Cannes, quando seu nome foi anunciado como vencedor da categoria de Melhor Ator pelo filme “O Agente Secreto", de Kleber Mendonça Filho.

Através de um vídeo publicado no Instagram, o ator apareceu publicamente pela primeira vez após vencer o prêmio, comentando a emoção e justificando sua ausência.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

“ei o dia filmando. Não fiquei em Cannes porque estou fazendo um filme em Londres. Recebi a notícia dos prêmios que a gente ganhou da forma mais louca possível, no set de filmagem”, disse, entusiasmado, referindo-se ao set de “11817”, do diretor francês Louis Leterrier.

Apesar da distância, Moura celebrou a conquista, dedicando o prêmio ao diretor Kleber Mendonça Filho e à cultura brasileira.

“Esse filme é mais uma peça que aproxima os brasileiros da sua cultura, dos seus artistas, depois de um tempo em que a cultura foi atacada, desacreditada. Viva a cultura brasileira, viva quem acredita na importância da arte para o desenvolvimento de um país. O Brasil é o país da cultura, é o país da arte”, afirmou.

Ao final, o ator ressaltou o carinho do público brasileiro e a relevância do prêmio para o cinema nacional.

"Até hoje tem brasileiros torcendo pelo nosso cinema, olhando para esses filmes e dizendo: 'eles nos representam', assim como foi com ‘Ainda Estou Aqui’”, frisou.

O prêmio recebido por Wagner neste sábado, 24, até então, era uma estatueta inédita para o Brasil.

Dando vida a Marcelo, um especialista em tecnologia que se depara com segredos inquietantes ao retornar a Recife, Wagner cravou um feito histórico ao se tornar o primeiro brasileiro a vencer o prêmio de interpretação masculina nas categorias principais de Cannes.

Enredo de "O Agente Secreto": um retorno ao ado em tempos sombrios

A trama se a na abafada Recife de 1977, quando Marcelo (Wagner Moura), um especialista em tecnologia assombrado por traumas do ado, retorna à sua cidade natal em busca de redenção.

Ao reencontrar o Brasil sob o regime da ditadura cívico-militar, Marcelo se vê envolvido em uma rede de repressão, silêncio e dor, enxergando nas feridas políticas do País suas próprias cicatrizes.

Com uma narrativa tensa e provocativa, "O Agente Secreto" discute temas como memória, opressão e o impacto duradouro da violência de Estado.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a istrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar