Casa Azul e Amazoom Coworking: inovação no Amapá
Parceria entre Amazoom Coworking e Casa Azul Ventures inaugura novo ciclo de inovação no Amapá, reconhecendo a força da sociobioeconomia amazônica e conectando empreendedores locais a oportunidades reais de tração e investimento.
A sociobioeconomia não é uma novidade no Amapá — ela já movimenta cadeias de valor com saberes tradicionais e negócios com forte vínculo ao território. No entanto, havia ainda a necessidade de criação de um espaço totalmente voltado para apoiar essas iniciativas com metodologia, infraestrutura e conexão com redes de investimento. É nesse contexto que nasce o Amazoom Hub de Inovação, o primeiro hub privado do estado voltado ao fortalecimento de startups em áreas como biodiversidade, tecnologias sustentáveis, educação digital e energia limpa.
Na prática, este projeto trata-se da criação de um espaço físico e articulador, que oferece estrutura, capacitação, rede de mentores e o a investidores para empreendedores que querem tirar suas ideias do papel ou escalar seus negócios. A região, como mostra o Mapeamento do Ecossistema Brasileiro de Startups 2024, publicado pela Abstartups, possui apenas 4,6% das startups do país estão na Região Norte, enquanto a própria região ocupa cerca de 45% do país, segundo o IBGE.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A criação do Amazoom Hub busca atuar diretamente nesse desequilíbrio, estruturando o ecossistema local e ampliando as conexões entre as regiões Norte e Nordeste. Para fortalecer essa proposta e ampliar o impacto da biodiversidade e do potencial empreendedor da Amazônia, o hub foi idealizado pelo Amazoom Coworking — espaço colaborativo de referência no Amapá — em parceria com a Casa Azul Ventures, aceleradora com atuação consolidada nas regiões Norte e Nordeste. Com experiência na execução de grandes projetos de inovação e impacto social, a Casa Azul já colaborou com instituições como o Banco do Nordeste na aceleração de dezenas de startups em territórios estratégicos.
A Casa Azul traz, portanto, a expertise de atuação no Nordeste, que segundo o mesmo levantamento da Abstartups representa 11,5% das startups brasileiras, e a experiência e sensibilidade do trabalho já maduro no Norte do país.
A colaboração entre Amazoom Coworking e Casa Azul permite construir pontes entre os ecossistemas de inovação do Norte e do Nordeste, unindo expertises, metodologias validadas e redes de apoio para impulsionar empreendedores da sociobioeconomia.
Para o vice-governador do Amapá, Teles Jr., o hub chega em um momento estratégico. “A gente precisa de mais gente focada em prospectar negócios dentro da vasta biodiversidade da Amazônia. Um espaço como esse é essencial, principalmente para impulsionar o aproveitamento sustentável da bioeconomia”, ressalta.
Conectando as Iniciativas de Venture Capital da Amazônia ao Brasil
Localizado em área central de Macapá, o hub reúne espaços de trabalho compartilhado, salas para eventos, laboratórios temáticos, estúdio de mídia e estrutura voltada à inovação aberta. A meta para os primeiros anos é acelerar 10 startups, formar 150 empreendedores e atrair R$ 2 milhões em investimentos para o ecossistema local. Também estão previstas 30 novas vagas diretas de trabalho qualificado.
Para Maurício, coordenador do Amazoom Coworking, o lançamento do hub atende a uma demanda histórica da região. “O Amapá precisava de uma iniciativa privada que botasse a mão na massa para impulsionar o empreendedorismo e o universo das startups. O hub nasce para abrir espaço para quem nunca teve o, para talentos que ainda não foram descobertos ou que nunca tiveram oportunidade de mostrar seu potencial”, explica. Ele complementa: “Vamos desenvolver pessoas, formar novas lideranças e lançar negócios com impacto social e sustentável, com a cara da Amazônia. E quem vai tocar isso somos nós, do Amazoom e a Casa Azul.”
Além da aceleração, o Amazoom Hub funcionará como um ponto de articulação entre universidades, investidores, empreendedores e comunidades tradicionais. A Casa Azul Ventures contribui com metodologias validadas, uma rede ativa de mentores e foco na inclusão produtiva de territórios periféricos e estratégicos.
“O futuro da Amazônia está sendo criado agora — com ciência, tecnologia, ancestralidade e empreendedorismo. O Amazoom é a infraestrutura desse movimento”, afirma Rafael Silveira, Diretor de Operações da Casa Azul.
Serviço
Casa Azul Ventures
A Casa Azul Ventures é uma aceleradora de negócios de impacto com sede no Nordeste e atuação nacional. Há oito anos desenvolve programas de soluções em tecnologia e inovação voltados para sustentabilidade, inclusão produtiva e fortalecimento do ecossistema de startups no Norte e Nordeste. Acelerando startups que nascem fora dos grandes centros, a Casa Azul já apoiou mais de 80 iniciativas com soluções em áreas como bioeconomia, greentech, healthtech, educação e tecnologias sociais.
Amazoom Coworking
Localizado em uma área estratégica no centro de Macapá, o Amazoom Coworking é o principal espaço colaborativo do Amapá, com oito anos de atuação no fortalecimento do empreendedorismo local. Próximo ao aeroporto, prefeitura, SEBRAE, Junta Comercial e outros pontos de referência da capital, o espaço facilita a rotina de empreendedores e profissionais que circulam pelo ecossistema de inovação.
Oferece estrutura para a realização de cursos, workshops e atividades formativas. Com ambiente climatizado, mobiliário funcional, flipcharts e projetores, o espaço também funciona como plataforma de geração de renda e oportunidades para quem deseja compartilhar conhecimento.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente