Mudança no comando da Saúde vira o assunto do dia entre vereadores de Fortaleza
Saída de Socorro Martins da Secretaria de Saúde e anúncio de Riane Azevedo para o cargo protagonizaram debates entre vereadores da base e da oposição
A mudança no comando da Saúde na Capital repercutiu bastante na sessão plenária desta terça-feira, 20, na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor). Vereadores da base de Evandro Leitão (PT) elogiaram o nome de Riane Azevedo para substituir Socorro Martins na pasta, enquanto a oposição apontou problemas e questionou os motivos para a mudança.
Logo na abertura dos trabalhos, o vereador Luciano Girão (PDT) comemorou a indicação da nova titular da Secretaria de Saúde. "Uma notícia maravilhosa. Tenho certeza, pela competência que ela tem, que a Dra. Riane fará diferença à frente da nossa saúde municipal. Vi o trabalho que ela fez nesse pouco tempo da gestão do Evandro, no IJF. Pegou o IJF com problemas, com dificuldade, e rapidamente conseguiu melhorar a situação", afirmou.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Na sequência, o líder do governo Evandro, vereador Bruno Mesquita (PSD), exaltou o trabalho da nova comandante da Saúde no município. "Dra. Riane, nesses cinco meses, mudou a realidade do IJF. O IJF, no mês de dezembro, foi assolado por uma série de matérias, mostrando que no hospital pessoas se cobriam às vezes até com papelão e ela praticamente está zerando as dívidas que o IJF tem", afirmou.
Ele aproveitou para agradecer Socorro Martins pelo período à frente da pasta. "Queria também agradecer à Dra. Socorro pelo serviço que ela prestou à cidade. Ela achou que era o momento de encerrar o seu ciclo como secretária de Saúde de nosso município. A gente entende e agradece. Dra. Socorro pegou Fortaleza talvez na situação mais crítica na saúde de todos os tempos. Que Deus possa iluminar seu caminho", ressaltou.
Quer receber as últimas notícias de Política pelo WhatsApp? Entre no canal Política do O POVO
Oposição acusa"abandono na pasta"
Líder da oposição na Casa, a vereadora Priscila Costa (PL), afirmou que Evandro sofreu a primeira "desistência" na gestão. "Depois de pouco mais de 100 dias, a gestão Evandro Leitão tem a primeira desistência. A secretária Socorro Martins informa que está desistindo de reger a saúde de Fortaleza. Isso acho que preocupa a todos, situação e oposição. Preocupa como esse movimento pode estar afetando as pessoas que mais precisam de postos de saúde, dos remédios", disse.
Priscila cobrou que o assunto fosse tratado por todos, lamentando o fato de o líder do Partido dos Trabalhadores (PT), vereador Aglaylson, ter usado a tribuna anteriormente para tecer críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus apoiadores, não tratando dessa questão que é, para ela, primordial.
"A secretária de Saúde está abandonando a saúde da gestão, era para estarmos todos aqui unidos para resolver essa situação", afirmou.
O também oposicionista Jorge Pinheiro (PSDB) afirmou que Socorro deixou a pasta por não poder trabalhar como quis. "Sabe porque ela pediu para sair? Porque não deram as condições para ela trabalhar, aí querem que ela faça milagre? Não dá", lamentou.
O vereador, no entanto, parabenizou a escolha de Riane Azevedo, dizendo que ela fez um grande trabalho no IJF, nesta e em gestões anteriores. "Espero que a Prefeitura dê condições para ele exercer o seu trabalho", concluiu.
Por fim, de volta à base, Professor Enilson (Cidadania) destacou serem normais mudanças de nomes, lembrando que houve também muitas mudanças no início do mandato do ex-presidente Bolsonaro. "É salutar que haja essas mudanças para que a máquina melhor rode. A gente não pode colocar isso como uma fragilidade, uma fraqueza", afirmou, elogiando também a escolha da Riane para a nova função.
Assista também
Clique para ver o vídeo: André Fernandes avalia aliança de bolsonaristas com Ciro: “Seria um candidato fortíssimo”
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente