Vacina da gripe: mais de mil pessoas são imunizadas em shopping de Fortaleza
Durante a ação foram ofertadas vacinas do calendário de rotina. Ao todo, foram aplicadas 2.219 doses de vacinas e 1.079 foram apenas contra a influenza
Mais de mil pessoas foram vacinadas contra a gripe durante uma ação realizada no Shopping Iguatemi Bosque, em Fortaleza, neste sábado, 24. A movimentação intensa e as filas no local provocaram aglomeração, por isso a ação foi estendida além do horário previsto.
Ao todo, foram aplicadas 2.219 doses de vacinas e 1.079 delas foram apenas contra a influenza. A estratégia da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) teve como foco ampliar a cobertura vacinal em um período de maior circulação do vírus da gripe.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Durante a ação foram ofertadas vacinas do calendário de rotina, contemplando crianças, adolescentes, adultos e idosos. Havia imunizantes contra covid-19, hepatite B, febre amarela, entre outros.
Onde se vacinar contra gripe em Fortaleza?
As vacinas seguem disponíveis nas Unidades de Saúde da Capital. A Secretaria Municipal da Saúde reforça a importância de manter a caderneta atualizada e convida a população a comparecer aos postos. Para receber a dose, é necessário apresentar documento com foto.
Neste ano, a campanha contra a influenza começou em 1º de abril em Fortaleza, priorizando os grupos de maior risco: crianças, gestantes, idosos e pessoas com comorbidades.
A novidade em 2024 é que, a vacina contra a gripe ou a integrar o Calendário Nacional de Vacinação para determinados públicos. Com isso, a imunização agora está disponível de forma permanente nos postos de saúde para:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
- Gestantes
- Idosos com 60 anos ou mais
LEIA MAIS | Ceará apresenta incidência de Influenza em nível de alerta
Quem pode se vacinar contra a gripe?
A vacina contra a gripe, segundo o Ministério da Saúde, deve ser aplicada anualmente, uma vez que o vírus influenza sofre constantes mutações. O imunizante utilizado protege contra três cepas: H1N1, H3N2 e tipo B.
O imunizante é disponível para todos. No entanto, a aplicação é contraindicada para crianças menores de 6 meses e pessoas com histórico de anafilaxia grave após doses anteriores.
Ela é especialmente importante para grupos prioritários, como crianças, gestantes, idosos e pessoas com doenças crônicas, que estão mais vulneráveis a complicações da gripe.
Influenza: por que é importante se vacinar?
A gripe é uma infecção respiratória aguda causada pelo vírus influenza, com alto potencial de transmissão.
O contágio ocorre por meio do contato com gotículas eliminadas ao falar, tossir ou espirrar, além de superfícies contaminadas. Entre os sintomas mais comuns estão: febre, dor de cabeça, dor muscular, tosse, dor de garganta e fadiga.
A vacinação é considerada a principal maneira de prevenir formas graves da doença, além de contribuir para a redução da transmissão comunitária.