IFCE oferece mais de 400 vagas em cursos técnicos gratuitos em Fortaleza

IFCE oferece mais de 400 vagas em cursos técnicos gratuitos em Fortaleza

As oportunidades são para cursos presenciais nas áreas de tecnologia, indústria e serviços; confira a lista completa

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) abriu, nesta segunda-feira, 19, as inscrições para o processo seletivo de cursos técnicos no campus de Fortaleza. Ao todo, são ofertadas 435 vagas gratuitas em 6 cursos técnicos integrados e 7 cursos subsequentes, todos na modalidade presencial.

As inscrições seguem até o dia 2 de junho.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Conheça os cursos e modalidades

Para candidatos que já concluíram o ensino médio e desejam realizar um curso técnico, as opções estão na modalidade subsequente. São oferecidos os seguintes cursos:
- Edificações
- Eletrotécnica
- Guia de Turismo
- Instrumento Musical
- Manutenção Automotiva
- Mecânica Industrial
- Segurança do Trabalho

Já para estudantes que finalizaram o ensino fundamental e pretendem cursar o ensino médio junto com a formação técnica, a modalidade é integrada. As opções são:
- Edificações
- Eletrotécnica
- Informática
- Mecânica Industrial
- Química
- Telecomunicações

LEIA TAMBÉM | Concurso da Autarquia Municipal de Trânsito no Eusébio está com inscrições abertas

Prova e conteúdo

A seleção será feita por meio de uma prova de conhecimentos gerais, marcada para o dia 29 de junho. O exame abordará conteúdos das áreas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Os locais de prova serão divulgados no dia 23 de junho na área do candidato, conforme o edital publicado.

Como se inscrever

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site da Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec), responsável pela execução da seleção. A taxa é de R$ 50, com pagamento via boleto bancário ou QR Code Pix gerado no ato da inscrição. O prazo para pagamento vai até o dia 3 de junho.

LEIA MAIS | MEC estabelece novas regras para ensino EAD; nenhum curso será 100% à distância

Cotas e isenção

O processo seletivo segue a política de cotas prevista na Lei nº 12.711/2012. Têm direito ao sistema de reserva de vagas estudantes de escolas públicas, pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. Quando necessário, será realizado o procedimento de heteroidentificação para validar a autodeclaração étnico-racial.

Candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) podem solicitar a isenção da taxa de inscrição entre os dias 19 e 23 de maio. A solicitação deve ser acompanhada da documentação exigida, conforme o Decreto nº 11.016/2022. O resultado dos pedidos de isenção será divulgado no dia 28 de maio, no próprio site da seleção.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Educação

Os cookies nos ajudam a istrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar