IFCE oferece mais de 400 vagas em cursos técnicos gratuitos em Fortaleza
As oportunidades são para cursos presenciais nas áreas de tecnologia, indústria e serviços; confira a lista completa
O Instituto Federal do Ceará (IFCE) abriu, nesta segunda-feira, 19, as inscrições para o processo seletivo de cursos técnicos no campus de Fortaleza. Ao todo, são ofertadas 435 vagas gratuitas em 6 cursos técnicos integrados e 7 cursos subsequentes, todos na modalidade presencial.
As inscrições seguem até o dia 2 de junho.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Conheça os cursos e modalidades
Para candidatos que já concluíram o ensino médio e desejam realizar um curso técnico, as opções estão na modalidade subsequente. São oferecidos os seguintes cursos:
- Edificações
- Eletrotécnica
- Guia de Turismo
- Instrumento Musical
- Manutenção Automotiva
- Mecânica Industrial
- Segurança do Trabalho
Já para estudantes que finalizaram o ensino fundamental e pretendem cursar o ensino médio junto com a formação técnica, a modalidade é integrada. As opções são:
- Edificações
- Eletrotécnica
- Informática
- Mecânica Industrial
- Química
- Telecomunicações
LEIA TAMBÉM | Concurso da Autarquia Municipal de Trânsito no Eusébio está com inscrições abertas
Prova e conteúdo
A seleção será feita por meio de uma prova de conhecimentos gerais, marcada para o dia 29 de junho. O exame abordará conteúdos das áreas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Os locais de prova serão divulgados no dia 23 de junho na área do candidato, conforme o edital publicado.
Como se inscrever
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site da Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec), responsável pela execução da seleção. A taxa é de R$ 50, com pagamento via boleto bancário ou QR Code Pix gerado no ato da inscrição. O prazo para pagamento vai até o dia 3 de junho.
LEIA MAIS | MEC estabelece novas regras para ensino EAD; nenhum curso será 100% à distância
Cotas e isenção
O processo seletivo segue a política de cotas prevista na Lei nº 12.711/2012. Têm direito ao sistema de reserva de vagas estudantes de escolas públicas, pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. Quando necessário, será realizado o procedimento de heteroidentificação para validar a autodeclaração étnico-racial.
Candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) podem solicitar a isenção da taxa de inscrição entre os dias 19 e 23 de maio. A solicitação deve ser acompanhada da documentação exigida, conforme o Decreto nº 11.016/2022. O resultado dos pedidos de isenção será divulgado no dia 28 de maio, no próprio site da seleção.