MP pede anulação da seleção de diretores escolares de Apuiarés
Ministério Público do Ceará exige que a Prefeitura de Apuiarés anule seleção de diretores escolares da Rede Municipal após constatar que 70% das questões eram as mesmas da prova anterior
O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) recomendou que a Prefeitura de Apuiarés anule um processo seletivo de diretores escolares da rede municipal e todas as nomeações dele decorrentes, após constatar irregularidades na prova.
LEIA MAIS | Guaramiranga: Ministério Público pede extinção de autarquia do meio ambiente
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Por meio da Promotoria de Justiça Vinculada de Apuiarés, a recomendação foi expedida na última quinta-feira, 15, após verificar que mais de 70% das questões da prova eram as mesmas da avaliação aplicada em fevereiro deste ano.
Segundo o MP-CE, o Processo Seletivo nº 005/2025 – SME, de abril de 2025, deve ser anulado por irregularidades na prova elaborada pela banca Ômega Comércio e Serviços Ltda, que gerou vantagem desproporcional aos candidatos que participaram das duas seleções.
Leia mais
Além disso, o equívoco pode ter causado prejuízo aos demais concorrentes, “comprometendo de forma grave a lisura, a isonomia e a competitividade do processo”, conforme o MP.
Em caso de descumprimento da recomendação, a Prefeitura de Apuiarés poderá configurar dolo por parte dos responsáveis, que poderão responder por improbidade istrativa e/ou crimes contra a istração pública.
O documento também determina ainda que sejam apuradas as circunstâncias da elaboração da prova pela banca Ômega Comércio e Serviços Ltda, considerando a gravidade do erro.
O POVO contatou a Prefeitura de Apuiarés por meio do e-mail disponibilizado no site para saber se a gestão irá se posicionar sobre o caso. A matéria será atualizada assim que houver um retorno.