Operação para combater exploração de crianças e adolescentes é lançada no Ceará
Ação ocorre durante todo o mês de maio, com foco na prevenção, conscientização e repressão à exploração sexual de crianças e adolescentes
Com o intuito de combater a exploração sexual de crianças e adolescentes no Ceará, iniciou nessa quarta-feira, 30, a Operação Caminhos Seguros 2025. A ofensiva é coordenada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e será realizada por um mês.
Conforme a SSPDS, as ações se estendem por todas as regiões do Estado até 30 de maio, em referência ao Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
LEIA MAIS | Empresas e organizações lançam Movimento Violência Sexual Zero
A proposta é atuar em três frentes principais:
- a prevenção, por meio de palestras e campanhas de conscientização;
- a educação, com distribuição de materiais informativos e mobilização em instituições de ensino; e
- a repressão, com fiscalizações e apuração de denúncias.
Operação visa combater diversos tipos de crimes
De acordo com a SSPDS, diversos tipos de crimes são alvos da operação, incluindo abusos físicos, psicológicos e sexuais, negligência, abandono e aliciamento para práticas ilícitas. A atuação também busca combater a violência institucional e promover o acolhimento das vítimas.
A operação faz parte de um esforço nacional liderado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
Ao nível estadual, a ofensiva conta com o apoio da Secretaria de Proteção Social (SPS) e da Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih-CE).
A ofensiva se apresenta como um reforço à política de proteção da infância e adolescência, com o intuito de alertar a população sobre a importância da denúncia e do cuidado coletivo.
As autoridades reforçam que qualquer suspeita de violência contra crianças e adolescentes deve ser imediatamente comunicada aos canais competentes, como o Disque 100 e o 190.
A Operação Caminhos Seguros reúne um conjunto de forças da segurança pública estadual, entre elas a Polícia Militar do Ceará (PMCE), a Polícia Civil (PCCE), a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), a Perícia Forense (Pefoce), além de unidades de inteligência, planejamento e estratégia da SSPDS. Também participam instituições parceiras e organizações da sociedade civil.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente