"Não é simples", diz executivo de futebol do Ceará sobre volta de Vina
Durante sua agem por Porangabuçu, Vina conquistou uma Copa do Nordeste e foi o grande nome da melhor campanha do Vovô na história da Série A
À medida que a janela de transferências se aproxima, surgem os rumores envolvendo negociações existentes, ou não, no mundo do futebol. Durante participação no Charla Podcast, o diretor de futebol do Ceará, Lucas Drubscky, abordou um desses rumores, no caso, um possível retorno do meio-campista Vina ao Alvinegro de Porangabuçu.
O meia de 34 anos chegou no Ceará em 2020 e conquistou uma agem marcante pelo Alvinegro Cearense. No entanto, a relação entre atleta e clube teve que ser interrompida no início de 2023 — muito por conta do rebaixamento do Vovô na Série A de 2022, que resultou na negociação do atleta, devido seu alto salário.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
“Existem vários contextos, várias óticas pra ser analisadas (sobre o retorno do Vina ao Ceará). É um assunto muito grande, um assunto que a gente não pode chegar e falar, 'é assim, assado', porque tudo isso que envolve um jogador com uma história no clube, um jogador que mexe, com o anseio da torcida. Então a gente tem que pensar com muito carinho várias variáveis”, disse o dirigente.
“Ele vem de uma situação de mercado um pouco diferente da nossa. Uma situação financeira um pouquinho diferente do que estamos praticando aqui. Então não é simples. Não é o movimento muito assim, 'ah, vem, acontece e faz', é mais complexo”, afirmou.
No início de 2023, Vina foi emprestado ao Grêmio-RS, para defender o clube gaúcho durante o restante da temporada. Contudo, em julho daquele mesmo ano, o meia deixou o Tricolor Gaúcho para ser emprestado ao Al-Hazem, da Arábia Saudita.
Por lá, Vina permaneceu até o setembro de 2024. Após o término de seu segundo empréstimo, ele voltou para o Ceará, porém, sem mesmo entrar em campo, o meia foi negociado, em definitivo, com o Al-Jubail — também da Arábia — clube ao qual é detentor de seu e, atualmente.
Proximidade com o Alvinegro
Durante sua agem por Porangabuçu, Vina conquistou uma Copa do Nordeste e foi o grande nome da melhor campanha do Ceará na história da Série A do Brasileirão de pontos corridos, em 2021. Neste mesmo ano, o meia esteve presente na seleção do Brasileirão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Durante esse período, o atleta conviveu com o atual presidente do Ceará, João Paulo — que, nesse período, era diretor financeiro do Alvinegro.
“Ele tem abertura muito grande, principalmente com o presidente (João Paulo), que esteve aqui com ele na época. Quando ele tava aqui, o presidente hoje era, na época, diretor financeiro […] Então assim, eles têm a relação. É óbvio que tem canal de comunicação, isso aí claro, por questões óbvias. Mas hoje não tem (negociação em curso)”, pontuou Drubscky.
Até o fim deste ano, todas as equipes terão mais dois períodos nos quais poderão inscrever novos atletas, sendo o primeiro deles entre os dias 2 e 10 de junho, e a segundo entre os dias 10 de julho e 2 de setembro.
Diferentemente dos anos anteriores — que possuíam dois períodos de negociações durante todo o ano — nesta temporada os clubes terão uma janela de contratações a mais que o normal. A mudança se deve por conta do Super Mundial de Clubes da Fifa que acontecerá no meio deste ano, entre os dias 14 de junho e 13 de julho.