Sem Neymar há quase um mês, Santos vive mau momento no Brasileirão
A maior sequência do atacante, desde seu retorno ao Alvinegro Praiano, foi de sete jogos durante o Campeonato Paulista
Próximo rival do Ceará, na próxima segunda-feira, 12, o Santos se encontra em um momento conturbado em seu retorno à Série A do Campeonato Brasileiro. Até agora, o Peixe venceu somente uma partida — quando superou o Atlético-MG, na 4ª rodada —, tendo sido derrotado em outras cinco ocasiões, o que o deixa na vice-lanterna da competição.
A equipe da Baixada até conseguiu um bom início de ano, quando chegou às semifinais do Campeonato Paulista, superada pelo Corinthians. A última “pitada” de otimismo para o Brasileirão se deu após o anúncio do retorno de Neymar ao Alvinegro Praiano.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Para os 12 mil santistas presentes na chegada do atacante, na Vila Belmiro, no último dia 31 de janeiro, o retorno do craque mundial ao seu clube formador seria quase um “atestado da força”. Contudo, na prática, não aconteceu como o esperado.
Leia mais
Muita esperança, pouca minutagem
Logo após o retorno do maior ídolo santista pós-Pelé, foram sete partidas em sequência no Paulistão, tendo anotado quatro gols e distribuído três assistências no período.
Porém, nas quartas de final, contra o RB Bragantino, o camisa 10 sofreu um edema na coxa esquerda, que o deixou longe dos gramados por pouco mais de um mês. Apesar da sequência de jogos, somente na vitória por 3 a 0 sobre a Inter de Limeira Neymar atuou durante todos os minutos.
Em todos os outros confrontos, foi substituído em algum momento, seja para entrar em campo no intervalo — como aconteceu em sua reestreia, contra o Botafogo-SP, e na partida diante do Fluminense — ou para deixar o gramado na segunda etapa, como aconteceu em todos os outros jogos.
Baixo impacto no Brasileirão
Sem o principal nome à disposição, o Santos encerrou a disputa do Paulistão e iniciou o Campeonato Brasileiro. Após derrota para o Vasco, na estreia, e empate com o Bahia, na segunda rodada, Neymar retornou de lesão no intervalo do duelo contra o Fluminense.
Na rodada seguinte foi a vez do craque santista fazer o primeiro jogo como titular na Série A. E com vitória, justamente no duelo contra o Galo, no último dia 16 de abril.
Porém, junto dos três pontos, uma nova lesão. Aos 34 minutos, Neymar teve que ser substituído, devido ao que, após o duelo, foi constatado como uma lesão no músculo semimembranoso da coxa esquerda.
Ainda sem data para retornar aos campos, nas sete rodadas que o Santos foi a campo na Série A, o atacante esteve presente em 80 minutos. No recorte de todas as partidas em que ele esteve disponível, Neymar atuou, em média, 65 minutos por confronto.